sábado, 19 de setembro de 2009

LEANDRO GONÇALVES MORAES

EDUCAR SEM PRECONCEITO

Buscando analisar a inclusão de indivíduos com necessidades especiais nas redes de ensino em nosso contexto, nos remete a discussão em torno da formação de educadores.

Incluir é estar junto, compartilhar em coletividade as experiências vividas. O pedagogo precisa estar preparado fisicamente e intelectualmente para acolher esse indivíduo que chega a sala de aula onde predominam os ditos ‘’normais’’ para a sociedade.

O preconceito é um sentimento a ser enterrado onde dará início a aceitação do diferente. Esse é o primeiro passo para quem deseja formar-se professor.

Na escola encontramos realidades diversificadas como; indivíduos de raças, culturas, opções sexuais diferentes, órfãos de pai e mãe, e com necessidades especiais.

‘’ O autoritário empapado de preconceitos de sexo, classe e raça jamais podem ser tolerantes se não vencer antes seus preconceitos. ’’Paulo Freire

Vencendo o fantasma do preconceito, o educador busca aprofundar-se em teorias que possam ser seus princípios norteadores na prática. A formação é de suma importância para que na atuação o educador tenha argumentos, flexibilidade para acolher e trabalhar todas as questões. A profissão independente de qual seja, não pode ser uma simples escolha, mas sim por amor.

A expectativa para a formação que esta caminhando para a reta final, é que os acadêmicos sejam coerentes em sua escolha...

Amar o que fazemos é importante, só gostar de criança não basta, pois este por si só é um discurso de babás, e a educação não esta a procura de pessoas que cuidam, mas sim de profissionais que amam, cuidam e educam.

‘’ A quem sirvo com minha ciência?

Esta deve ser uma pergunta constante a ser feita por todos nós.

E devemos ser coerentes com a nossa opção, exprimindo a nossa coerência com a nossa prática’’. Paulo Freire.


educação sem preconceitos
incluir a todos com igualdade
alunos não idealizados
conviver com as inúmeras particularidades

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